21st Century Breakdown é o mais novo álbum da banda americano Green Day, que tem Billie Joe Armstrong como vocal e guitarrista base, Tré Cool como baterista e Mike Dirnt como guitarrista solo. É meio estranho não ter baixista, mas tem. Ele é oculto e aparece no clipe de "21 Guns" (Faixa 16), por exemplo.
O álbum é perfeito para quem curte um rock não tão pesado. O diferencial é que o álbum é dividido em 3 partes, como se fosse uma "peça de teatro" e que na maioria das músicas, o final se encaixa com o começo da próxima, criando uma sequência cronológica dos fatos, estórias.
Já que é um blog e lê só quem quer, vou falar de cada faixa deste.
É importante saber que antes de ler:
*Tudo isso se passa em pleno século 21, não é à toa o nome do álbum;
*É importante lembrar que essa é a minha interpretação. Claro, que devem haver várias interpretações para a mesma coisa;
*Nada disso com preconceitos de que Green Day é emo ¬¬ Nunca foi e nunca será. Claro, "Wake me up when september ends" é triste mas é a realidade de meninos que deixa sua vida e se alista ao exército para lutarem para a sua nação;
*Se encontrarem algum erro de digitação ou até de ortografia, comuniquem, será(ão) corrigido(s), ajudará para o aprimoramento do blog;
*Lembrem-se, é cultura;
*Espero que gostem! *-*
Ato I
- Faixa 01 - Song of the Century: Possui apenas 57 segundos, que seria como se estivesse em uma Guerra, pedindo ajuda para acalmar-se e pensando no futuro, caso haja sucesso.
- Faixa 02 - 21st Century Breakdown: Agora sim que se inicia a peça teatral. Critica o fato dos trabalhadores apenas trabalharem e não serem reconhecidos, como se diz, "Minha geração é zero, eu nunca fiz isso como a classe trabalhadora".
- Faixa 03 - Know your enemy: Como diz o título, "Conheça o seu inimigo", pois o eu lírico está revoltado e a violência e a revolta é a única maneira de se livrar da suposta "guerra" e que o silêncio não deve existir no meio disso tudo.
- Faixa 04 - ¡Viva la gloria!: Depois da destruição, procura pela Glória.
- Faixa 05 - Before the Lobotomy: Nesta parte, o eu-lírico relembra de como tudo era antes e diz que em meio disso tudo, guerra, a vida está debaixo da terra, enterrada, morta.
- Faixa 06 - Christian's Inferno: Critica que o mundo em que vive, nada mais é que um inferno e que tudo tem sangue, é partido, está arruinado, é um desastre.
- Faixa 07 - Last night on Earth: Seria uma despedida da "Terra", que envia à(o) sua(eu) amanda(o) como se estivesse vivendo ultimo dia de vida, que está sem esperanças.
Ato II
- Faixa 08 - East Jesus Nowhere: Fala de uma sociedade em que é tudo dividido, meninas de meninos, brancos de negros, portanto protesta para que isso acabe e pede por liberdade.
- Faixa 09 - Peacemaker: Um mundo perdido, sem legislações e organização em que conseguem encontrar uma maneira "tranquila", relaxada de se viver, em meio à bagunça toda.
- Faixa 10 - Last of the American Girls: Relata ideal de uma menina americana atual, em que é totalmente diferente do que era na década de 40, por exemplo, em que servia apenas à casa e ao marido. Uma visão revoltada e com atitude, que burla regras e que não trabalha. "Ela é um desastre natural, ela é a última das meninas americanas"
- Faixa 11 - Murder City: Um mundo desesperado sem esperança para a melhora em que os assassinatos são com hora marcada.
- Faixa 12 - Viva la gloria? [ Little Girl ] : Pergunta-se a uma menina porque tanto chora e está triste e tenta animá-la dizendo a realidade fora de ordem e a incentiva à entrada no exército, que é a única salvação.
- Faixa 13 - Restless Heart Syndrome: O eu-lírico pega uma doença e pede por ajuda, à emergência, à farmácia, por medicamentos. O contexto se aproxima com "One", do "Metallica".
Ato III
- Faixa 14 - Horseshoes and Handgranades: Agora, com força de vontade de vencer a batalha, volta inabalável e diz não estar à toa, com verdadeiro espírito de guerra.
- Faixa 15 - The Static Age: Mostra a imagem de um mundo onde nada está no seu devido lugar, como o vídeo sem imagens e rádio sem som.
- Faixa 16 - 21 Guns: É a parte romântica da peça. Não só por amor à pessoa, cônjugue, mas por querer que a guerra acabe, pedindo a todos que se rendem.
- Faixa 17 - American Eulogy A) Mass Hysteria B) Modern World: É composta por duas partes. Tudo está a caminho de acabar, porém nada mais de esperanças e a classe dos 13. A) É o desespero, onde há o ataque e todos estão desesperados. B) Critica que o mundo moderno não é um bom lugar para se viver, pois nada tem lei.
- Faixa 18 - See the light: Todo túnel tem uma luz no fundo, portanto, quer enxergar essa luz, em meio a toda a destruição e bagunça da guerra.
"I just want to see what's worth the fight"
Rie, 09/09/2010 20:32
ou
_Rie_