domingo, 7 de abril de 2013

Escuta aqui!

O mal da humanidade, a razão para conflitos, praticamente um estudo sobre a sociedade. Tudo se resolveria com duas palavras: saber ouvir.
Desde sempre as pessoas tem esse pequeno problema, não sabem (às vezes nem querem) ouvir.
Guerras são declaradas, alianças políticas quebradas, amizades desfeitas, casamentos quebrados, filhos saudáveis morrem antes dos pais, cidades ficam violentas demais. Da escala global até as relações familiares mais básicas, tudo é colocado em risco porque todos querem falar, mas nem todos se dispõe a ouvir.
Querem exemplos? Bem isso é fácil:
Um casal. A mulher quer dar seu ponto de vista sobre a criação do filho, o marido tem opiniões diferentes, "Não concordo com o que ela pensa, pra quê ouvir?" E ao invés de prestar atenção na esposa ele vai fazer outra coisa, ou então prefere gritar suas próprias opiniões por cima da voz da mulher. Resultado: ninguém se entende. Depois a sociedade ainda se pergunta porquê tem tantos casais se separando.
Dois amigos. Um só quer falar de seus problemas e, quando o outro precisa de ajuda, subitamente os problemas são chatos e desinteressantes, é muito melhor falar de si mesmo.
Pessoas vivendo em condições sub-humanas, pedindo que o governo lhes dê o básico. lhes dê educação e uma oportunidade de emprego. Mas para quê escutá-los? Melhor mesmo e guardar para si o dinheiro do que dar para eles.
Talvez, se pararmos para analisar bem, o "não saber ouvir"seja apenas consequência do egoísmo que caiu sobre a sociedade nos últimos anos. É um tal de defender o seu direito de se expressar e defender a própria opinião de uma maneira que tentar entender a opinião do outro não chega a ser nem cogitado. Simples; se vocês dois não concordam com a mesma coisa, então se um tentar mostrar os seus motivos ele não respeita a opinião do outro.
Sinceramente? Isso é não saber ouvir.
Tenho uma amiga cujas convicções religiosas e de vida são muito diferentes da minha. Nunca, e eu digo nunca mesmo, quando ela fala sobre o que acredita e a ignorei, nem mesmo daquele jeito que você olha para a pessoa e seu pensamento está em outro lugar. E ela também, quando eu lhe falo das minhas convicções, me escuta com toda a atenção.
O saber ouvir é recíproco. Se você quer expor suas opiniões para os outros é sua obrigação ouvir o que eles têm a dizer, e não só os que concordam com você,  deve-se ouvir todos os que quiserem se manifestar.
Isso é uma verdade tão grande que chega a ser um clichê. Somente quando duas partes conseguem se ouvir é que nasce o respeito e a tolerância, virtudes as quais o mundo está e sempre esteve muito carente.